Na impossibilidade de concretizar as atividades previstas para este dia presencialmente, vimos relembrar a importância de JAMAIS ESQUECER o que se passou, ainda antes do início da Segunda Grande Guerra Mundial, e que terminou com o Genocídio de 6 milhões de Judeus (destes 1 milhão eram crianças). 

Opositores políticos de Hitler (comunistas, nacional-democratas), prisioneiros de guerra soviéticos, homossexuais, deficientes, ciganos, “antissociais” foram, também, alvo de perseguições e trabalhos forçados tendo sido deportados para campos de concentração e campos de trabalho forçado. 

Os Judeus, inicialmente discriminados, foram perdendo direitos, passaram a ser perseguidos e isolados em “guetos” acabando por ser exterminados no âmbito da designada “solução final”, expressão utilizada pelos próprios nazis, nos campos da morte ou extermínio. 

Em nome de todas estas vítimas, TODOS temos o dever de lembrar as atrocidades que contra eles foram cometidas percebendo o contexto social e económico que levou Hitler ao poder (e os seus ideais nazis) bem como a resistência a este regime que culminará com a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. 

Neste dia, 27 de janeiro de 1945, o campo de extermínio de Auschwitz- Birkenau  foi libertado pelos soldados russos. 

Contactos

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

 Morada

    Rua Alberto Vieira Braga, Creixomil

    4835-011 Guimarães

 Telefone  - 253 413 410

 Email

   Direção - direcao@aeafonsohenriques.pt 

   Secretaria - secretaria.dah@gmail.com 

 

 

Selos